COLUNA DO HUMBERTO MENDES

Dentro de nossa proposta de manter uma coluna permanente voltada para estudantes e jovens profissionais que ingressam diariamente na propaganda e visando sempre colaborar com a aprimoramento destes, vamos continuar com o trabalho, agora buscando elementos extraídos do primeiro livro que publicamos a respeito, Propaganda – 0 caminho das pedras.

 

Existe uma historinha dos tempos de Cristo que conta o seguinte: ele  atravessava  um trecho do mar da Galiléia caminhando sobre as águas, e em seguida  vinha São Pedro seguindo seus passos.  Logo atrás vinha São Thomé que afundava cada vez mais e gritava: “socorro Pedro, socorro Pedro,” mas o velho pescador não dava a mínima atenção, a não ser, de vez em quando, para responder: “tem fé homem, tem fê...´”, mas São Thomé, homem de pouca fé, continuava afundando até que água lhe chega ao pescoço e Jesus que ia na frente, dá uma olhada para trás e ordena: “Pedro para de brincadeira e ensina o caminho das pedras pro rapaz...”

É amigos, o caminho das pedras existe, sim, em  todos os segmentos da vida, principalmente na nossa vida profissional.  Cabe a cada um de nós encontrá-lo.

Aprendi com grandes profissionais de publicidade como Caio, Castelo, Dora, Altino, Civita, Farah e outros, que é preciso ensinar o caminho das pedras para os que estão chegando agora na vida profissional, não deixando que entrem despreparados, ou eles vão levar muito mais tempo, para começar a assimilar o conhecimento tão necessário para o seu desenvolvimento.

É por essas e outras que tomo a liberdade de mesmo sem querer bancar o um velho professoral e chato, passar a cada edição desta coluna, umas 10 dicas para os que estão chegando agora no mercado de trabalho:

 

1 – Seja paciente com os mais antigos, porque não lhes resta muito tempo e eles não estarão sempre aqui,  à sua disposição para ensinar.

2 – Procure fazer sempre  perguntas pertinentes, e saiba que para perguntas tolas, a tolerância é zero.

3 - Conheça  os limites de sua competência, e saiba que todo mundo é incompetente, inclusive você.

4 - Não escolha antecipadamente o lugar em que você quer estagiar na agência, porque nem sempre você tem o talento necessário para fazer o que pensa que pode, que quer e que sabe fazer. Lá dentro,  é o tempo que vai indicar sua melhor vocação.

5 - Procure fazer as coisas dentre do tempo certo e saiba que o tempo não respeita obra que ele não ajudou a construir. Pense nisso seriamente.

6 – Acredite sempre que você está na melhor profissão do mundo e essa profissão é a nossa: a mais eficaz, e mais importante e mais charmosa que existe.

7 -  Na nossa profissão como em toda a nossa vida a ética e a razão caminham sempre juntas.

8 – Tenha sempre em mente que você como profissional de comunicação precisa reconquistar valores que nos escapam do controle o tempo todo.

9 – Nunca deixe de correr atrás da criatividade, mas nunca esqueça que os melhores resultados é o que nós, nosso cliente e o consumidor buscamos o tempo todo.

10 – Procure sempre encontrar caminho das pedras. Ele existe sim e é pra não deixar você perder o rumo.

Humberto Mendes