O FLUXO DE CONECTIVIDADE: O GRANDE DESAFIO DO MARKETING MODERNO
(Uma visão da AlquimiaBrazil)
No novo ecosistema digital, o desafio principal dos profissionais de
marketing é manter um permanente processo de descoberta. Para tanto,
todos os modernos canais digitais devem possibilitar um permanente fluxo
de conectividade com o consumidor.
Para tanto, exigem-se dos profissionais de marketing moderno cinco tipos
de competência vitais para a sobrevivência de um determinado mercado:
segmentação, engajamento, conversão, visão analítica e atualização
tecnológica.
Segmentação
Os modernos profissionais de marketing têm hoje a mais detalhada
radiografia comportamental de cada indivíduo de seus targets. Cada
consumidor fornece uma ampla gama de dados oriundos de sua “jornada
comportamental” o que, somado aos dados demográficos, permite uma
segmentação cada dia mais perfeita.
Engajamento
O profissional moderno de marketing incrementa o engajamento com os
indivíduos de seu target através do uso de conceitos de “conteúdo
personalizado”para adequar sua oferta ao interesse do consumidor. Isto
sempre através de uma tática de abordagem "cross-channel".
Conversão
O incremento das taxas de conversão advem do conhecimento do ciclo de
compra do consumidor, possibilitando a repetição do processo de compra e
criando uma curva ascendente de sucesso na conversão.
Visão analítica
A real eficácia de uma estratégia de marketing sempre dependeu de nossa
capacidade de medir resultados reais.Os atributos-chave do
comportamento de compras do consumidor permitem-nos avaliar aquilo
que funciona e o que é inoperante em nossas táticas de marketing. À
medida em que nossos instrumentos de análise evoluem, poderemos
alcançar um visão, em tempo real, dos dados que nos permitam antecipar
mudanças de comportamento de compra, fornecendo-nos soluções,
também em tempo real, de benchmark de comportamento.
Atualização tecnológica
Todas as novas tecnologias e todos os novos canais, cujo advento é
impossível de ser previsto em seu vertiginoso processo de evolução,
obrigatoriamente conduzem ao processo de integração de todo este
fantástico arsenal ao dia-a-dia do profissional de marketing.
Essas são, a nosso ver, as cinco principais competências hoje exigidas do
profissional moderno de marketing.